quinta-feira, 5 de julho de 2012

Caminha vai ficar.


Caminha vai ficar.
Wesley Faria

Nem Caminha percebeu
A anedota que o antecedeu,
Sua mãe, moça distinta,
Disse ao pai em voz direta e limpa:

"Ora Vasco, duque de Bragança,
Tenho a santa esperança,
Que nosso filho vai ser,
Ou um bravo aventureiro,
Ou até rei pode ser."

Mas Vasco, o marido fiel,
Pálido, um gentil menestrel,
Disse ao homem que escrevia
Com a rapidez de uma estrela guia:

"ÓH Gajo, eu quero que escrevas bem,
Minha mulher está a ter neném,
E eu é quem vim batizar,
Quero respeito com esse nome,
Por mais que lhe pareca estranho,
Sofá em casa é oque ganho,
Se a caso você falhar."

O escrivão muito sabido,
de pronto se fez de entendido,
E logo ergueu a pena:

"pois me diga meu senhor,
Qual título devo por?"

E Vasco, sorrindo de lado,
Disse meio ressabiado:
"É Pero Vaz de Caminha"

"Com a sua?" o escrivão perguntou!
"Caminha" o duque esquivou.
"Vaz Caminha não é tão sonoro,
O senhor queira me desculpar"

E o Duque disse com o peito estufado:

"Rapaz, um conselho eu vou te dar,
Se tiveres mulher e filho,
É bom aprender a escutar,
Foi Caminha que minha mulher o fez,
Então Caminha vai ficar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário